segunda-feira, 10 de março de 2008

Recuperação Pós-parto

Após o nascimento do bebé, este passa a ser a prioridade das mamãs. Não devem, porém, esquecer-se de si. Devem lembrar-se que antes de serem mães ~são mulheres. Devem cuidar de si. Do seu eu emocional e do seu eu fisico. Devem fazer algo para que se sintam bem no seu corpo o que terá repercussões a nível psicológico. Assim, a Recuperação Pós-Parto consiste num curso que tem a duração máxima de dois meses e que visa o alcance de determinados objectivos comuns às mulheres que recentemente se tornaram mães. São eles:

- Ajudar o processo de amamentação;
-Prevenir e/ou tratar a depressão pós-parto;
- Fortalecer a musculatura abdominal, os glúteos e os músculos peitorais;
- Prevenir ou corrigir a incontinência urinária;
- Recuperar o períneo;
- Melhorar a flexibilidade, a resistência e o tonus muscular;
- Prevenir e / ou corrigir más posturas;
- Ajudar o controlo do peso;
- Recuperar rapidamente a vida sexual activa e satisfatória;
- etc...

É de salientar que o curso de Recuperação Pós-parto segue um programa de exercicíos específico para mulheres que deram à luz recentemente. Esse plano de exercícios é diferente para as mulheres que viveram um parto normal e para as que foram submetidas a uma cesariana.
As mulheres que tiveram um parto normal iniciam as aulas 8 dias após o nascimento do bebé. As mulheres que foram submetidas à cesariana iniciam as aulas 3 semanas depois desta.
As mamãs podem fazer-se acompanhar pelos bebés nos 3 dias em que decorrem as aulas.

1 comentário:

Cristina disse...

Olá. Como estou mesmo a desesperar e vim procurar algo sobre a "recuperação pós-parto" decidi deixar aqui um comentário. Não sei se alguém passou pelo mesmo, mas eu sempre fui ginasta e apresentei um corpo magro e algo torneado até à gravidez. Não engordei muito, apenas os 9kg mínimos, mas a barriga teima em continuar a sair para fora. Já passaram 4 meses e começo realmente a sentir-me mal comigo mesma. É muito fácil falar em fazer um curso pós-parto, mas para quem tem que cuidar da casa, da roupa, além do bebé e dar atenção ao marido, com quanto tempo é que ficamos para nós?!?! Até o peito, que sempre foi firme e redondo, já começa a querer descair apesar de todos os cuidados que sempre tive e ainda mais agora que estou a amamentar. Gostava de saber se alguém que tenha passado pelo mesmo acabou por recuperar a forma física mais tarde do que o tempo que já passou para mim. Obrigado.